Relatório de Atividades - Março de 2025

Fazenda Marinha Escola

A Fazenda Marinha Escola da Brigada Mirim é um importante espaço de aprendizagem para os brigadistas. Aprendem as artes e técnicas da maricultura e a importância do oceano e da biodiversidade para vida no planeta. Atualmente, são cultivados na Fazenda Marinha Escola quatro espécies de moluscos bivalves: vieiras (Nodipecten nodosus), ostras (Crassostrea brasiliana e Crassostrea gigas) e mexilhão (Perna Perna) e uma macroalga (Kappaphycus alvarezii). Neste projeto, ensinamos aos jovens, na prática, as técnicas de maricultura e apresentamos a perspectiva de uma potencial fonte de renda. 

Em março, recebemos um novo lote de moluscos para cultivo: 590 dúzias de ostras e 18 pencas de mexilhão. 

Foto esquerda: Recebimento de dúzias de ostras embaladas em sacos plásticos e pencas de mexilhão

Foto direita: Acondicionamento das ostras em lanternas para posterior lançamento nos espinhéis na Fazenda Marinha Escola. 


Em 2023, a Brigada Mirim conquistou o apoio da Chamada do Projetos Pesquisa Marinha e Pesqueira do FUNBIO para fortalecer nossa fazenda marinha. A Chamada de Projetos foi encerrada com a realização do 4º Seminário do Projeto Pesquisa Marinha e Costeira, quando todos os projetos apoiados pelo FUNBIO participaram de uma imersão por três dias. Todos os projetos participantes apresentaram os resultados alcançados; mesas-redondas discutiram temas como licenciamento, cooperativismo e diversidade de cultivos; e, por fim, foi instituída uma rede reunindo as instituições ligadas à maricultura no estado do Rio de Janeiro com o objetivo de dar continuidade a integração que aconteceu durante a execução dos projetos. 

A BMEIG compartilhou com os participantes o importante fortalecimento da Fazenda Marinha Escola e a experiência bem sucedida com a prática da diversidade de cultivos. 

Representantes da Brigada Mirim no 4º. Seminário, Ulisses, Cristiane, Carla e Rafael (da esquerda para direita). 

Recicla Ilha

O projeto Recicla Ilha é uma iniciativa que visa promover a coleta de materiais recicláveis na Ilha Grande e destiná-los a iniciativas de reciclagem. As atividades realizadas incluem a coleta de materiais recicláveis em diferentes pontos da ilha, como pousadas e comércios locais, além da organização e costura de bags para o armazenamento adequado e seguro desses itens.

Os materiais recicláveis são enviados para o continente onde são recebidos pela Cooperativa dos Catadores de Angra dos Reis. O transporte da Ilha Grande para o continente é realizado pela embarcação Transmar e, em alguns casos, na traineira de operações da BMEIG.

Essa atividade contribui para o aprendizado sobre a correta segregação de resíduos; redução do impacto ambiental causado pela produção de resíduos sólidos; e promove a importância da destinação correta dos resíduos entre a comunidade. Em março, foram destinados para reciclagem 390,34 Kg de resíduos recicláveis. 

Nas fotos, Brigadistas coletando seis bags de materiais recicláveis na praia de Pouso (Restaurante Marola) e posteriormente esses resíduos foram acondicionados no barco Transmar, que por sua vez, levou os resíduos ao centro de Angra dos Reis.

Horta Comunitária

A horta comunitária é uma iniciativa que visa integrar os jovens com o meio ambiente, ensinando técnicas da agricultura familiar orgânica para o cultivo de hortaliças, ervas aromáticas e plantas medicinais.

O aprendizado abrange desde a semeadura e germinação das plantas até o acompanhamento e colheita dos frutos, proporcionando também um contato mais próximo com a flora da região. No mês de março, a estrela foi o maracujá: mudas desta deliciosa fruta foram plantadas em nossa Horta. Atualmente, contamos com 18 tipos de hortaliças em nossos canteiros. 

Brigadistas Maria Luiza e Safira Ynaie separando mudas de maracujá para plantar nos canteiros de cultivo da horta na Vila do Abraão. 

Corpo em Movimento

O Corpo em Movimento é um importante projeto com foco em desenvolver nos jovens brigadistas a afinidade com as atividades físicas e promover a percepção de relevância destas práticas na promoção e manutenção da saúde. Em março, foram realizadas caminhadas no circuito Abraão (Praia Preta, poção e Ruínas do Lazareto) e praticado o jogo de altinha, na quadra poliesportiva. Antes de cada atividade, foram realizados alongamentos, com o objetivo de despertar o corpo para as atividades físicas. Também foram praticadas técnicas de respiração e correção de postura.

O alongamento melhora a flexibilidade muscular e a circulação sanguínea, prevenindo lesões comuns no decorrer da caminhada e da prática esportiva. As técnicas de respiração ajudam a controlar o estresse e a ansiedade durante o período da atividade. A correção de postura é essencial para evitar problemas musculoesqueléticos e garantir uma movimentação adequada. Estas práticas promovem o equilíbrio físico e mental em contato direto com o meio ambiente e fortalecem os vínculos e a harmonia entre os brigadistas ao promover atividades em equipe. 

Brigadistas em jogo de altinha. O objetivo do jogo é passar a bola com o pé para quem está na roda, sem deixá-la cair no chão.

Atividades de Extenção

A Sala de Informática na sede da BMEIG é um recurso essencial para o aprimoramento pessoal e profissional dos brigadistas. Esse espaço foi desenvolvido para apoiar atividades acadêmicas, facilitar o acesso a cursos online com certificados reconhecidos e incentivar grupos de leitura, demonstrando um compromisso genuíno com o desenvolvimento contínuo dos jovens.

Em março, estimulamos os brigadistas a desenvolverem conhecimento e habilidades nos aplicativos Word e Excel devido à ampla utilidade destes aplicativos em oportunidades acadêmicas e, futuramente, profissionais. 

Brigadistas Sophia Neves e João Matheus iniciando curso de Excel Básico na plataforma da Fundação Bradesco. 

Em Conexão Com a Ilha

A Brigada Mirim está em constante interação com as comunidades da Ilha Grande, participando e integrando-se às atividades promovidas por estas comunidades. Este mês, fomos convidados a participar e colaborar com a 2° Edição do evento Longa Limpa! Longa Viva! Uma realização da Associação de Moradores e Barqueiros da Praia da Longa e da Sea Shepherd Brasil. O evento é focado na limpeza da praia e de áreas submersas próximas.

Na área de praia e restinga, a limpeza foi realizada pela comunidade com o apoio da Brigada Mirim. Foram coletados cerca de 57 kg de resíduos. Nas áreas submersas, próximo ao píer, atuaram os mergulhadores da Sea Shepherd, que retiraram do mar cerca de 95 kg de resíduos. A ação retirou do ambiente cerca de 150 Kg de resíduos sólidos, entre plástico duro, PETs, vidros, pneus, metais, entre outros. 

Durante o evento, foi realizada em uma oficina de pintura, para crianças e jovens, para transformar madeiras descartadas no meio ambiente em placas de sinalização ou informação por meio da arte. Foi um sucesso! 

A Brigada Mirim é bastante atuante em Conselhos e Comitês locais participando nos assentos destinados a entidades da organização civil. Em março, com o início das atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, retomamos nossa participação neste relevante Conselho participando da 1ª Reunião Ordinária do biênio 2025/2027. 

1° Reunião Ordinária dos conselheiros do CMDCA, após eleição da nova Diretoria do CMDCA biênio 2025/2027, com a presença de conselheiros e instituições públicas e da sociedade civil organizada.

O Parque Estadual da Ilha Grande, uma Unidade de Conservação (UC) Estadual, abriga boa parte do território da Ilha Grande. Em março, participamos da 1ª Etapa da Oficina de Revisão do Plano de Manejo do Parque com a presença da sociedade civil. Toda Unidade de Conservação deve ter um Plano de Manejo, um documento técnico que define como a UC será gerida e quais manejos são possíveis, alinhado com os objetivos gerais pelos quais a Unidade foi criada.

Etapa da Oficina de Revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual da Ilha Grande, com a presença da sociedade civil.

Patrocinadores BMEIG

A Brigada Mirim Ecológica conta com o apoio de doações de pessoas físicas e jurídicas que acreditam na conservação ambiental da Ilha Grande, na formação integral dos jovens ilhéus e se preocupam com os problemas socioambientais da região. E tem sido assim ao longos desses mais de 35 anos de atividades.

 

Reconhecemos e agradecemos às pessoas e às instituições que estão conosco nesta jornada em prol da juventude e do meio ambiente da Ilha Grande!


Faça parte da transformação.

Colabore e participe do projeto que é um grande exemplo para o mundo.

Scroll to Top