No dia 25 de maio de 2017 a Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande (BMEIG) recebeu visitas no Projeto de Maricultura. Foram apresentadas aos convidados a produção de Algas Marinhas provenientes das Fazendas Marinhas da Enseada do Abraãozinho, Saco do Céu e Araçatiba para extração de carragena purificada. A intermediação do contato foi feita pelo representante do projeto Pró-Alga da UFRJ, prof. Maulori Curié Cabral, que também estava presente no evento.
O encontro dos participantes (vindo respectivamente de Três Rios e Rios de Janeiro) ocorreu em Conceição do Jacareí onde uma embarcação os buscou. A mesma foi conduzida pelo maricultor e marinheiro Cosme Júnior (ex-brigadista), acompanhado do supervisor administrativo Ulisses Mansur e de três brigadistas residentes na Vila do Abraão.

Imediatamente o grupo se dirigiu para a Enseada do Abraãozinho para visitar as instalações de maricultura do local. Lá foram recepcionados pelo supervisor Ambiental Nemo Paes Leme e pelo restante do total de 20 brigadistas que fazem parte do contingente de brigadistas da Vila do Abraão (atualmente o contingente total é de 50 brigadistas espalhados por diversas comunidades da Ilha Grande).


Na fazenda marinha os visitantes receberam uma rápida explanação sobre a Brigada Mirim e seus objetivos. Puderam acompanhar na visita o manejo de algas, assim como a preparação de 10 dúzias de vieiras que seriam transportadas para subsequentemente entrega ao Resort Portobello. Após a visita no Abraãozinho, o grupo foi levado à Praia da Camiranga, na enseada do Saco do Céu, para visitar também as estruturas de maricultura daquele local.

Após a visita, retornarmos à Vila do Abrão onde apresentamos aos convidados nossa Sede Social na Vila do Abraão e o supervisor Ulisses Mansur apresentou o histórico da Brigada Mirim, e em especial detalhes sobre o projeto de maricultura.

